O Parque dos Dinossauros - Michael Crichton

"Vivemos num mundo assustador, de coisas prontas. Está decidido que as pessoas devem se comportar de tal maneira. Está decidido que devem se preocupar com tais e tais assuntos. Ninguém mais pensa nas coisas que chegam prontas. Não é incrível? Na sociedade de informação, ninguém mais pensa. Esperávamos acabar com o papel, mas na verdade acabamos com o pensamento."

"– Muita gente imaginava que este momento chegaria. Mas não tão cedo.
– Esta é a história da nossa espécie."

"Mas nos iludimos, acreditando que as mudanças súbitas ocorrem fora da ordem normal das coisas. Como um acidente de carro. Ou que estão fora de nosso controle, como uma doença fatal. Não concebemos as transformações súbitas, radicais e irracionais como parte da própria essência da vida. Mas é isso. E a teoria do caos nos mostra que a linearidade pura, que acostumamos a aceitar como válida para tudo, da física à ficção, simplesmente não existe. A linearidade é uma maneira artificial de encarar o mundo. A vida real não é feita de uma série de eventos interligados, ocorrendo um após o outro, como contas de um colar. A vida, na verdade, é uma série de encontros, onde cada evento pode mudar os que se seguem de maneira imprevisível, devastadora até."

"– O número de horas que as mulheres dedicam aos trabalhos domésticos não muda desde 1930, apesar de todos os avanços. Apesar de todos os aspiradores de pó, máquinas de lavar e secar, trituradores de lixo, roupas que não precisam ser passadas... Por que levam o mesmo tempo que levavam em 1930 para limpar a casa?
Ellie não disse nada.
– Porque não houve avanços – Malcolm prosseguiu. – Não houve avanços reais. Há trinta mil anos, quando os homens pintavam as paredes das cavernas em Lascaux, precisavam trabalhar vinte horas por semana para conseguir comida, roupa e abrigo. No resto do tempo podiam brincar, ou dormir, ou fazer o que bem entendessem. E viviam em um mundo natural, com ar limpo, água limpa, cheio de árvores, apreciando o pôr-do-sol. Pense nisso. Vinte horas por semana. Há trinta mil anos.
– Quer voltar no tempo? – Ellie contrapôs.
– Não – Malcolm disse. – Quero que as pessoas acordem."

"A maior parte dos poderes exige um sacrifício substancial de quem os deseja. Existe um aprendizado, uma disciplina que dura anos. Isso vale para diversos tipos de poder. A presidência de uma grande empresa. Faixa preta em caratê. Guru espiritual. Seja o que for, exige tempo, prática, esforço. Precisa abrir mão de muitas coisas para chegar lá. É necessário que dê muita importância ao que almeja. Quando consegue chegar lá, tem o poder. Não pode ser dado a outro, existe dentro da pessoa. Literalmente, é o resultado da disciplina."

"Todas as grandes mudanças são como a morte."

"Quero dizer que a vida na Terra sabe cuidar de si. (...) O planeta vive e respira numa escala muito maior. Não conseguimos imaginar seu ritmo poderoso, nem temos a humildade necessária para tentar. Vivemos aqui há um piscar de olhos. Se desaparecermos amanhã, a Terra não sentirá a nossa falta. (...) O planeta não corre perigo. Nós é que corremos perigo. Não temos poder para destruir o planeta, nem para salvá-lo. Mas talvez tenhamos o poder de salvar a nós mesmos."    

Tragédia em três atos - Agatha Christie

"Os acontecimentos são atraídos pelas pessoas... e não as pessoas pelos acontecimentos. Por que será que algumas pessoas parecem ter vidas excitantes, e outras vidas cacetes? Por causa das circunstâncias? Nunca. Há homens que podem ir até os confins do mundo que nada lhes acontece. haverá um massacre na semana antes dele chegar, e um terremoto no dia seguinte à sua partida, e o navio, que quase pegou, afunda. Mas outro mora no subúrbio e vai trabalhar na cidade todo dia, e coisas lhe acontecem. Fica envolvido com quadrilhas de chantagistas ou mulheres deslumbrantes, ou bandidos motorizados. Há pessoas com talento especial para naufrágios, mesmo num laguinho ornamental alguma coisa lhes acontece."

"É um fenômeno muito comum. Sempre que encontro alguém que parece pensar muito bem de si mesmo, ou que se gaba muito, sempre fico certo de que há algum sentimento de inferioridade em algum canto."

"Com pensamento, todos os problemas podem ser resolvidos."