Quando Nietzsche chorou - Irvin D. Yalom

 "Tenho períodos negros. Quem não tem? mas eles não me possuem. Eles não são da minha doença, mas de meu ser. Poder-se-ia dizer que tenho a coragem de tê-los."

"– Porém, como negar que todos nós estamos inseridos em um contexto social, um contexto que historicamente tem facilitado a sobrevivência e propiciado o prazer inerente à sociabilidade humana?
– Talvez tais prazeres de rebanho não sejam para todos."

"Normalmente, o que não é perguntado é a pergunta importante!"

"– Às vezes – respondeu Nietzsche –, os mestres precisam ser duros. As pessoas precisam receber uma mensagem dura porquanto a vida é dura e morrer é duro."

"– Não é a verdade que é sagrada, mas a procura de nossa própria verdade! Haverá ato mais sagrado do que a auto-inquirição? Minha obra filosófica, dizem alguns, está erigida sobre areia: meus pontos de vista mudam constantemente. Mas uma de minhas sentenças de granito é: 'Torna-te quem tu és.' E como descobrir quem e o que se é sem a verdade?"

"– Cada pessoa é dona de sua própria morte. E cada uma deveria encará-la conforme lhe aprouvesse. Talvez, apenas talvez, tenhamos algum direito de tirar a vida de um homem. Mas não temos nenhum direito de lhe tomar a morte. Isso não é conforto, e sim, crueldade."

"Os inimigos da verdade não são as mentiras, mas as convicções." 

"A psique não funciona como uma entidade única. Partes de nossa mente podem funcionar independentemente das outras. Talvez 'eu' e meu corpo formemos uma conspiração pelas costas de minha própria mente. A mente, fique sabendo, adora passagens secretas e alçapões."

"A verdadeira questão é: quanta verdade consigo suportar?"

"O desespero é o preço pago pela autoconsciência. Olhe profundamente para dentro da vida e encontrará sempre o desespero."

"Você falou bastante sobre o segundo item de sua lista: 'acossado por pensamentos estranhos'. Talvez tenhamos hoje esgotado essa categoria, pois agora tenho uma ideia de como esses pensamentos indignos invadem e possuem sua mente. Porém, eles são mesmo assim seus pensamentos e se trata de sua mente. Pergunto-me: que benefício desfruta em permitir que isso ocorra, ou, em termos mais incisivos, em fazer com que ocorra. (...) Precisamos encontrar uma forma de lhe dar significado. (...) Para a discussão de amanhã, por favor, considere esta questão: Se não estivesse pensando esses pensamentos estranhos, em que estaria pensando?"

"Aqueles que desejam a paz de espírito e a felicidade têm que acreditar e abraçar a fé, enquanto aqueles que desejam perseguir a verdade devem renunciar à paz de espírito e devotar sua vida à investigação."

"Acho que tenho tido quarenta anos desde que cheguei aos vinte!"

"Talvez você tenha que aprender a falar mais claramente para si mesmo. Nos últimos dias, percebi que a cura filosófica consiste em aprender a escutar a própria voz interna."

"Talvez o importante não seja a origem, isto é, a primeira aparição dos sintomas, e sim o significado de um sintoma! (...) Talvez – aqui Nietzsche quase sussurrou, como se estivesse transmitindo um segredo de grande importância – os sintomas sejam mensageiros de um significado e só venham a desaparecer quando sua mensagem for compreendida."

"Tenho me assustado com os espaços vazios dentro de mim. Além disso, minha solidão não tem nada a ver com presença, ou ausência, de pessoas."

"Odeio quem me rouba a solidão sem em troca me oferecer verdadeira companhia."

"Temos que nos voltar para o significado. O sintoma não passa de um mensageiro com a notícia de que a Angst está irrompendo das profundezas do ser! (...) Preocupações profundas trancafiadas por toda uma vida – agora rompem suas cadeias e batem às portas e janelas da mente. Elas demandam ser ouvidas. Não apenas ouvidas, mas vividas!"

"A consciência é apenas uma película translúcida que cobre a existência: o olho treinado enxerga através dela, vislumbrando forças primitivas, instintos, o verdadeiro motor da vontade de poder."

"Pergunto-me – ponderou Nietzsche – se nossos sonhos estão próximos de quem nós somos do que a racionalidade ou os sentimentos."

"Pensou na definição de Nietzsche de amizade: duas pessoas que se unem em busca de uma verdade mais elevada."

"Não, um guia deve ser uma amurada na torrente, mas não deve ser uma muleta. O guia deve desvendar as trilhas que se estendem diante do discípulo. Mas não deve escolher o caminho."

"A chave para viver bem é primeiro desejar aquilo que é necessário e, depois, amar aquilo que é desejado."