Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll

"'Gatos comem morcegos?' e, às vezes: 'Morcegos comem gatos?', pois, como ela não conseguia responder à pergunta, não importava muito a ordem em que era colocada."

"E tentou imaginar como pareceria a chama de uma vela depois que a vela acabasse, mas não se lembrava de ter visto alguma vez na vida coisa semelhante."

"'Vamos, de que serve chorar assim?' disse Alice a si mesma, asperamente. 'Aconselho você a parar com isso agora mesmo!' Ela geralmente dava conselhos muito bons a si própria (embora raramente os seguisse), e às vezes se repreendia tão severamente que seus olhos se enchiam de lágrimas; lembrou-se que, uma vez, tentara dar um puxão nas próprias orelhas, por ter trapaceado numa partida de croquet que jogava contra si mesma – pois essa menina curiosa adorava fingir que era duas pessoas" 'Mas de nada me serve agora', pensou a pobre Alice, 'fingir que sou duas pessoas! Porque tudo o que sobrou de mim mesma é pouco até para ser uma só pessoa respeitável!'"

"Vamos ver: eu era a mesma quanto me levantei esta manhã? Estou quase me recordando que me sentia um pouquinho diferente. Mas, se eu não sou mais eu mesma, a pergunta é: Quem afinal sou eu? Ah, aí é que está o problema."