A batalha do Apocalipse - Eduardo Spohr

 "– A mente é lógica, general – contestou. – O coração é irracional."

"Quisera eu ser como ele – pensou o monarca, mas reconhecia também o revés da liberdade. A morte e a solidão acompanham os exilados, e de repente Orion achou que, mesmo que tivesse escolhido o caminho dos bravos, talvez não conseguisse trilhá-lo."

"Os homens têm livre-arbítrio, que é um presente sagrado, e deveriam ser os únicos responsáveis por sua redenção ou por sua condenação."

"Relembrou as palavras do lutador sobre o livre-arbítrio dos homens e ponderou se a liberdade era mesmo uma dádiva. Melhor seria se tivesse uma natureza exata, que falasse por suas ações, mas o fato é que a vida humana é feita de escolhas, e algumas delas não podem ser evitadas – e geralmente é melhor que não sejam."

"Mas o fato de que, para ele, elas não existiam não queria dizer que não pudessem vir a existir. Acreditar no impossível é a chave para entender os segredos do universo."

"A morte humana pode ser um sofrimento para os que ficam, mas é uma dádiva para os que vão. Libertar-se das limitações da carne é o presente final para aqueles que enfrentaram a dureza da vida."

"Todos nós aspiramos ao inalcançável, e essa angústia é a centelha que acende o calor da existência. Quando todas as questões são respondidas, perde-se também o estímulo da vida."