A arte de viver - Epiteto

"A doença é um impedimento para o corpo, mas não para a vontade, a menos que ela própria o agrade. A claudicação é um impedimento para a perna, mas não para a vontade; diga isso a si mesmo em relação a tudo o que acontece. Você descobrirá que isso é um impedimento para outra coisa, mas não verdadeiramente para você mesmo."

"A cada incidente, lembre-se de se voltar para si mesmo e pergunte-se qual aptidão possui para usar. Se você encontrar uma pessoa bonita, encontrará na continência a aptidão de que se precisa; se dor, então fortaleza; se ofensa, então paciência. E quando assim habituado, os fenômenos da existência não irão dominá-lo."

"Como em uma viagem, quando o navio está ancorado, se você for à praia buscar água, você pode se distrair pegando um marisco ou uma trufa no caminho, mas seus pensamentos devem estar voltados para o navio, e deve sempre estar alerta para quando o capitão chamar; então você deve deixar todas essas coisas, para que não tenha que ser levado a bordo do navio amarrado como uma ovelha."

"Quando um corvo grasnar de modo infeliz, não seja dominado pelas aparências, mas pense e diga: 'Nada é mau agouro para mim, seja para meu corpo insignificante, ou propriedade, ou reputação, ou filhos, ou esposa. Mas, para mim, todos os presságios são sorte, se assim eu quiser. Pois, aconteça o que acontecer, cabe a mim tirar vantagem disso."

"Lembre-se de que quem afronta, insulta ou agride, não é a pessoa, mas sim a visão que temos desses atos como um insulto. Quando, portanto, alguém o provoca, fique certo de que é a sua própria opinião que o provoca. Tente, em primeiro lugar, não se deixar confundir com as aparências."

"Se você tem uma busca sincera pela filosofia, prepare-se desde o início para o escárnio e zombaria da multidão, que dirá: 'De repente ele virou filósofo'; e 'De onde vem esse olhar arrogante?' De sua parte, não tenha um olhar arrogante, mas mantenha-se firme nas coisas que pareçam melhores para você, como alguém designado por Deus para esta posição particular. Pois lembre-se de que, se você for persistente, essas mesmas pessoas que a princípio o ridicularizaram depois o admirarão. Mas se você for vencido por eles, você irá suportar o ridículo duas vezes."

"Considere, primeiro, qual é a sua natureza e o que é capaz de suportar. Se você deseja ser um lutador, considere seus ombros, suas costas, suas coxas; pois pessoas diferentes são feitas para coisas diferentes. Você acha que pode agir como age e e ser um filósofo, que pode comer, beber, ficar com raiva, ficar descontente, como está agora? Você deve vigiar, você deve trabalhar, você deve tirar o melhor de certos apetites... (...) Você deve cultivar sua própria razão ou as coisas exteriores. aplique-se às coisas de dentro ou de fora de você – isto é, seja um filósofo ou um membro da turba."

"Se lhe disserem que alguém fala mal de você, não se desculpe pelo que lhe dizem, mas responda: 'Ele ignora meus outros defeitos, do contrário não teria mencionado apenas estes'."

"Quando na companhia de outros, evite mencionar excessivamente suas próprias ações e dificuldades. Pois, por mais agradável que seja para você mesmo aludir às situações difíceis que passou, não é igualmente agradável para os outros ouvir suas aventuras."

"Pois as ovelhas não se lançam à relva apressadamente para mostrar aos pastores quanto comeram, mas, digerindo interiormente a comida, a transformam exteriormente em lã e leite. Assim, portanto, você não faz uma exibição de seus princípios filosóficos diante dos ignorantes, mas após digeri-los, mostra as ações."

"A condição e característica de uma pessoa vulgar é que ela nunca espera ajuda ou dano de si mesma, mas apenas do exterior. A condição e a característica de um filósofo é a de que ele olha para si mesmo em busca de ajuda ou à espera de dano."

"Ele vigia a si mesmo como a um inimigo pronto para lhe emboscar."