Os testamentos - Margaret Atwood

"Eu podia me preparar para o sangue que logo escorreria dentre minhas pernas: isso já acontecera com muitas meninas na escola. Deus não podia ter arrumados as coisas de outro jeito? Mas Ele tinha grande interesse em sangue, o que sabíamos pelos versículos das Escrituras que haviam sido lidos para nós: sangue, purificação, mais sangue, mais purificação, sangue para purificação dos impuros, ainda que não fosse para você tocá-lo com as mãos. O sangue era sujo, em especial quando vinha de mulheres, mas antigamente Deus gostava de recebê-lo em Seus altares."

"Diziam coisas apaziguadoras como Você tem que ser forte. Estavam tentando ajudar. Mas pode ser uma grande pressão para uma pessoa ouvir que precisa ser forte." 

"Me apercebi de que certos homens gostam de implicar com mulheres bonitas."

"Ela também olhou para dentro de si, e viu o abismo."

"Os músculos do meu rosto começavam a doer. Em certas condições, sorrir é um exercício físico."

"Cuidado com o que você deseja. Eu já desejei muitas coisas que depois vim a receber. Se você quer fazer Deus rir, conte-lhe os seus planos, conforme se dizia antigamente; hoje, no entanto, a ideia de Deus dando risada é quase uma blasfêmia. Agora Deus se tornou um sujeito supersério."

"Onde existir vácuo, a mente o preencherá com avidez. O medo sempre está à mão para preencher qualquer vazio, assim como a curiosidade."

"– Ela te olha como se realmente te visse.
Já tanta gente havia me olhado sem me ver.
– Acho que eu ia gostar – falei.
– Não – disse Becka. – É por isso que ela assusta tanto."

"A memória era uma coisa tão cruel. Não conseguimos lembrar do que foi que esquecemos. Do que nos obrigaram a esquecer. Do que tivemos que esquecer, para poder fingir que vivemos aqui com alguma normalidade."